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6 dicas para aumentar o faturamento do seu negócio Dicas de gestão
28 de julho de 2014

6 dicas para aumentar o faturamento do seu negócio

Fazer o negócio crescer é o sonho de todo empreendedor, certo? Bem, depois da etapa de abertura da empresa e passada a sua fase de adaptação, com ajustes nos valores de retorno, gastos e investimentos, chega a hora em que ela deve ter o seu faturamento ampliado para ter, finalmente, condições de gerar mais lucro.

A ideia parece simples, mas aumentar o faturamento pode se tornar um pesadelo se você não se planejar. É preciso pensar muito em como crescer sem prejudicar a saúde financeira ou perder qualidade e, por consequência, clientes. Enfim, você deve fazer tudo para não trazer danos que prejudiquem o negócio a médio e longo prazo. Mais importante que aumentar o faturamento, é fazer isso de maneira saudável e prolongada, sem trazer problemas. Pensando nisso, separamos 6 dicas que lhe ajudarão a aumentar o seu faturamento. Confira:

Conheça os processos do seu negócio

Antes de qualquer coisa, levante todas as informações relacionadas a qualquer etapa da empresa que tenha relação com dinheiro. É fundamental, por exemplo, ter noção de quais são os processos do negócio, quais os contratos estabelecidos com fornecedores, as contratações, as ferramentas de propaganda, etc. Conhecer todas as partes ajudará a identificar o que realmente é importante para a empresa, o que não pode ser cortado e o que pode ser adaptado, reduzido ou mesmo eliminado das contas.

Acompanhe todas as despesas de perto e prepare-se para elas

Cabe ressaltar que é necessário também arrumar a casa antes de partir para ações na empresa. Para isso, reveja valores de contratos, cláusulas, gastos com propaganda, com infraestrutura e tudo mais que envolva as finanças para já aumentar as margens de lucro sem adotar nenhuma nova medida, apenas reorganizando a empresa como está.

Isso deve ser feito, claro, sem prejudicar a qualidade do produto ou serviço oferecido. Lembre-se que cortar custos sem pensar na qualidade é ter prejuízos relacionados a perda de clientes e de credibilidade, o que mina qualquer chance de crescer.

Compreenda e relacione-se com o seu cliente

Depois de entender toda a empresa, é hora de olhar para aqueles que estão fora dela, mas são fundamentais para o seu bom funcionamento: os clientes.

Conheça qual o perfil do seu consumidor, quais produtos ou serviços ele contrata e quais os mais e menos buscados. Veja também valores relacionados a esse consumo e também como a sua concorrência tem se relacionado com os consumidores.
Com isso, dá para tomar medidas para melhorar a relação com eles e oferecer produtos melhores, ou mesmo aumentar o leque de serviços, trabalhar com fidelização e captação de novos clientes.

Em determinados casos, será possível identificar se está na hora de aumentar preços, por exemplo. Mas lembre-se que esse reajuste de valor não deve ser algo surreal. Portanto, faça aumentos que possam ser pagos por seu público-alvo.

Após saber quem é o consumidor, dá para tomar ações relacionadas ao mundo externo da empresa: se vale a pena ou não investir em ações de marketing, baratear preços ou fazer promoções. Ficará mais fácil definir também qual ferramenta de e-commerce é a mais apropriada, se esse for o seu negócio, por exemplo.

Tenha atenção especial aos preços

A precificação é uma parte delicada nos negócios. Um bom preço, além de trazer rendimentos, pode ser uma importante ferramenta de fidelização e marketing.

Cabe dizer que um preço muito baixo pode atrair mais clientes, mas pode também não suprir as necessidades financeiras da empresa. Contudo, um preço muito alto, apesar de aumentar as margens de lucro, podem afastar clientes ou diminuir seu poder de compra.

Analise também o poder de compra dos seus clientes e qual produto ou serviço é o mais adequado para o bolso e a necessidade dessa clientela.

Não aja por impulso, pensando que baixando os preços se consegue mais clientes. Isso pode ser um golpe fulminante para as finanças empresariais e levar todo o negócio para o buraco. Considere todos os custos para operação, os benefícios oferecidos ao cliente e o mercado antes de estabelecer seu preço.

Considere o que os concorrentes estão fazendo

É bom considerar os preços aplicados pela concorrência e os produtos oferecidos por ela. Se um produto é bom e justifica um preço mais alto que outros, ele acaba não sendo caro, mas é importante mostrar o porquê do seu valor ser mais alto que o restante.

Use a tecnologia e a internet

A internet ajudou a baratear muitos serviços, como por exemplo a divulgação de marcas. Estude possibilidades dentro das redes sociais, sites, blogs e outras ferramentas que ajudarão, por um custo mais baixo do que formas tradicionais de propaganda, a tornar sua empresa conhecida e também a realizar vendas.

As novas plataformas podem servir não apenas para divulgar, mas também para vender, e isso sai muito mais barato do que antigamente. Lembre-se que esse é um meio que serve tanto para aumentar o alcance do empreendimento quanto para economizar em pontos importantes.

A web pode ajudar no orçamento da empresa, passando por contratos, pagamentos a fornecedores e de tributos, até a propaganda e a relação com os clientes finais. Portanto, a internet não deve ser descartada como um bom meio de expandir o faturamento do negócio.

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