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Conheça os 6 principais motivos que fazem as empresas perderem vendas. Dicas de gestão
21 de junho de 2014

Conheça os 6 principais motivos que fazem as empresas perderem vendas.

O mundo globalizado enfrenta cada vez mais um mercado de alta competitividade. Para garantir espaço e continuar a fazer negócios competitivos as empresas precisam inovar e aprender, principalmente, a lidar com os clientes do século XXI, que são muito mais exigentes, experientes e pesquisam muito antes de comprar.

Para não perder vendas neste cenário, o empreendedor precisa estar preparado e deve contar com uma equipe capaz de cumprir tarefas com o nível de excelência que o seu nicho de mercado exige. Descubra 6 motivos pelos quais as empresas perdem vendas e não cometa-os, garantindo o sucesso dos seus negócios.

Falta de conhecimento do produto ou serviço

O primeiro grande erro que as empresas cometem é comunicar de forma ineficiente com os seus colaboradores as informações sobre o produto ou serviço que eles devem vender. Qualquer bom vendedor sabe que, para fechar uma venda, ele precisa, não apenas saber falar do produto (evidenciando suas vantagens em relação aos concorrentes), mas também ter conhecimento suficiente para conseguir contornar as temidas objeções.
Por isso, não importa se suas vendas acontecem no mundo físico ou que são feitas online, o cliente vai querer sempre saber tudo antes de comprar. Deixar de passar uma informação relevante, omitir algo ou enganar o comprador, normalmente são situações que ocorrem por pura falta de entrosamento do vendedor com o produto alvo. Portanto, a empresa precisa preparar todos os funcionários nesse sentido – através de treinamentos e do envolvimento em todos os níveis de produção.

Pouco envolvimento com a missão da empresa

Um fator que passa despercebido e que, em muitos casos, inibe uma possível venda é a falta do envolvimento da equipe com a missão da empresa. Cabe dizer que a missão é o que confere significado aos negócios, o que dará ânimo e interesse. Portanto, se os seus funcionários não sabem, ou não entenderam, o motivo pelo qual eles trabalham para você, certamente não vão transmitir esse envolvimento para o cliente. Lembre-se que isso “esfriará a relação”, reduzindo a confiança.

Equipe despreparada

Alguns outros fatores, relacionados ao treinamento das equipes de vendas e atendimento, por exemplo, são cruciais para o sucesso das vendas. Se algumas das situações abaixo acontecem no seu negócio, é sinal de que você tem uma equipe despreparada e, portanto, precisa melhorar estes processos:
  • Demora ao responder dúvidas dos clientes;
  • E-mails mal elaborados ou contatos telefônicos mal feitos;
  • Exposição mal feita dos produtos (seja no site ou na loja física);
  • Desconhecimento das necessidades reais do cliente;

Os itens anteriores demonstram falta de habilidade dos colaboradores em lidar com rotinas simples do dia a dia, mas que podem fazer grande diferença. Para corrigir estas falhas, contudo, basta treinamento e acompanhamento da rotina das equipes para implementar melhorias.

Falta de foco no cliente

Às vezes o vendedor se deixa levar pelo ego, pela vaidade, e acredita que são necessárias super-habilidades para ser um campeão de vendas. Na verdade, o ponto de partida deve ser o foco no cliente. Por isso, tenha em mente o que ele realmente quer e precisa. Quando sua equipe de vendas não está treinada para saber extrair informações acerca das reais necessidades do comprador, ela normalmente falhará e isso será mais uma razão para perder vendas.

Equipe desmotivada

A falta de ânimo e motivação para trabalhar também é um fator negativo. Saiba que o cliente percebe que o vendedor está atendendo sem vontade, se sente constrangido e, provavelmente, não compra. Por isso, manter a equipe sintonizada e motivada é fundamental – seja através de artifícios financeiros ou outros aspectos como qualidade do ambiente de trabalho.

Falta de habilidade para gerenciar o relacionamento com o cliente

Por último está a falta de habilidade para gerenciar o relacionamento com os clientes. Vale ressaltar que a empresa precisa ter registrados todos os dados de seus consumidores, não apenas os usuais (como endereço e telefone), mas também informações que auxiliem o empresário a identificar novas necessidades. Por exemplo, saber do que o cliente gosta e qual seu estilo de vida é muito interessante.
Além disso, faz parte desse relacionamento, manter uma comunicação direta com cada cliente. Isso pode ser feito por meio dos e-mails marketing, de promoções exclusivas, oferta de brindes e benefícios que são conferidos apenas para quem já comprou com você, dentre outras ações. Cabe dizer que deixar o cliente ciente de novidades sobre a marca também é fundamental.

Pode parecer difícil, mas dá para melhorar todos estes aspectos com a ajuda de um sistema de CRM online (Customer Relationship Management). Vale ressaltarque um bom trabalho de vendas é feito quando todos os colaboradores estão naturalmente envolvidos no processo, mesmo aqueles que não tratam diretamente disso. Lembre-se que cada setor interfere no funcionamento do outro e, portanto, se existir uma consciência de que tudo precisa funcionar de forma integrada, sua empresa dará um grande passo e perder venda será coisa do passado.
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