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Como montar um planejamento estratégico? Dicas de gestão
16 de maio de 2014

Como montar um planejamento estratégico?

Os empreendimentos de qualquer tamanho ou segmento de atuação no mercado carecem de um ingrediente fundamental para alcançarem sucesso nos negócios: um ótimo planejamento estratégico. Você sabe como cuidar deste fator para sua empresa ser campeã? Confira nossas dicas:

Defina a visão e a missão da sua empresa
A visão significa a direção que a empresa deve seguir. Ela deve ser definida em uma perspectiva futura e considerar também os objetivos e os prazos a serem alcançados. Porém, não foque em um futuro muito distante para não consumir excessivamente os seus investimentos. Dessa forma, prefira concentrar esforços nos períodos a curto prazo, dos quais possui informações de qualidade e mais identificáveis.
Além disso, reconsidere e readapte o planos de ação a cada ano, ou quando achar necessário - no máximo a cada três anos –, seja em épocas de urgência ou em situações inesperadas.
A missão repercute a razão de ser da empresa e, portanto, deve indicar o que ela faz, para quem e de que forma. Por isso, começando a documentar essas informações, será mais fácil definir as ações necessárias para que as metas sejam atingidas.

Analise os ambientes externo e interno
Com os propósitos e metas bem delineadas, será possível definir as equipes, os colaboradores e os procedimentos que devem ser realizados para atingir os objetivos do negócio. Cabe ressaltar que as rotinas e as novas atividades também dependerão de uma análise da concorrência, assim como do momento do mercado e de outros fatores externos ao empreendimento.
Desse modo, o aumento do consumo em determinados períodos, a elevação dos custos com matérias-primas, entre outros elementos precisam ser considerados na hora de elaborar o planejamento estratégico do seu negócio. Por isso, é preciso sempre investigar as iniciativas que a concorrência vem empregando. Isso servirá também como um importante subsídio para descobrir onde você poderá melhorar aquela ação dentro da sua empresa.

Estude os pontos fortes e os pontos fracos do seu negócio
Com os estudados realizados e seus dados registrados, você estará apto a comparar sua empresa com as outras e verificar sua situação no mercado. Com isso, você conseguirá identificar com mais precisão os pontos fortes e fracos que sua companhia apresenta, além de avaliar os riscos iminentes, as ameaças, além das novas oportunidades de marketing e de ações estratégicas no mercado. Dessa forma, haverá material suficiente para definir o conjunto de práticas que serão adotadas no seu negócio daquele momento em diante.

Defina as novas estratégias e delegue
É chegado o momento de definir o plano de ação que será aplicado através da definição de novas estratégias para a companhia. Esse plano precisa ser determinado de acordo com a situação interna e externa com a qual você se deparou durante a pesquisa de mercado. Nesse sentido, os colaboradores precisam estar cientes das novas ideias, bem como estarem preparados para a implementação das estratégias, seguindo a agenda de iniciativas planejadas para cada etapa ou período.

Avalie, analise os resultados e reformule seu plano de ação
Na medida em que as estratégias vão sendo colocadas em prática, a empresa deve monitorar os resultados que estão sendo alcançados, assim como as novas configurações dos ambientes interno e externo. Isso deve ser feito com o intuito de estabelecer novos ajustes, caso sejam necessários.
 
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