16 de maio de 2014
Como montar um planejamento estratégico?
Os empreendimentos de qualquer tamanho ou segmento de atuação no mercado carecem de um ingrediente fundamental para alcançarem sucesso nos negócios: um ótimo planejamento estratégico. Você sabe como cuidar deste fator para sua empresa ser campeã? Confira nossas dicas:
Defina a visão e a missão da sua empresa
A visão significa a direção que a empresa deve seguir. Ela deve ser definida em uma perspectiva futura e considerar também os objetivos e os prazos a serem alcançados. Porém, não foque em um futuro muito distante para não consumir excessivamente os seus investimentos. Dessa forma, prefira concentrar esforços nos períodos a curto prazo, dos quais possui informações de qualidade e mais identificáveis.
Além disso, reconsidere e readapte o planos de ação a cada ano, ou quando achar necessário - no máximo a cada três anos –, seja em épocas de urgência ou em situações inesperadas.
A missão repercute a razão de ser da empresa e, portanto, deve indicar o que ela faz, para quem e de que forma. Por isso, começando a documentar essas informações, será mais fácil definir as ações necessárias para que as metas sejam atingidas.
Analise os ambientes externo e interno
Com os propósitos e metas bem delineadas, será possível definir as equipes, os colaboradores e os procedimentos que devem ser realizados para atingir os objetivos do negócio. Cabe ressaltar que as rotinas e as novas atividades também dependerão de uma análise da concorrência, assim como do momento do mercado e de outros fatores externos ao empreendimento.
Desse modo, o aumento do consumo em determinados períodos, a elevação dos custos com matérias-primas, entre outros elementos precisam ser considerados na hora de elaborar o planejamento estratégico do seu negócio. Por isso, é preciso sempre investigar as iniciativas que a concorrência vem empregando. Isso servirá também como um importante subsídio para descobrir onde você poderá melhorar aquela ação dentro da sua empresa.
Estude os pontos fortes e os pontos fracos do seu negócio
Com os estudados realizados e seus dados registrados, você estará apto a comparar sua empresa com as outras e verificar sua situação no mercado. Com isso, você conseguirá identificar com mais precisão os pontos fortes e fracos que sua companhia apresenta, além de avaliar os riscos iminentes, as ameaças, além das novas oportunidades de marketing e de ações estratégicas no mercado. Dessa forma, haverá material suficiente para definir o conjunto de práticas que serão adotadas no seu negócio daquele momento em diante.
Defina as novas estratégias e delegue
É chegado o momento de definir o plano de ação que será aplicado através da definição de novas estratégias para a companhia. Esse plano precisa ser determinado de acordo com a situação interna e externa com a qual você se deparou durante a pesquisa de mercado. Nesse sentido, os colaboradores precisam estar cientes das novas ideias, bem como estarem preparados para a implementação das estratégias, seguindo a agenda de iniciativas planejadas para cada etapa ou período.
Avalie, analise os resultados e reformule seu plano de ação
Na medida em que as estratégias vão sendo colocadas em prática, a empresa deve monitorar os resultados que estão sendo alcançados, assim como as novas configurações dos ambientes interno e externo. Isso deve ser feito com o intuito de estabelecer novos ajustes, caso sejam necessários.
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Defina a visão e a missão da sua empresa
A visão significa a direção que a empresa deve seguir. Ela deve ser definida em uma perspectiva futura e considerar também os objetivos e os prazos a serem alcançados. Porém, não foque em um futuro muito distante para não consumir excessivamente os seus investimentos. Dessa forma, prefira concentrar esforços nos períodos a curto prazo, dos quais possui informações de qualidade e mais identificáveis.
Além disso, reconsidere e readapte o planos de ação a cada ano, ou quando achar necessário - no máximo a cada três anos –, seja em épocas de urgência ou em situações inesperadas.
A missão repercute a razão de ser da empresa e, portanto, deve indicar o que ela faz, para quem e de que forma. Por isso, começando a documentar essas informações, será mais fácil definir as ações necessárias para que as metas sejam atingidas.
Analise os ambientes externo e interno
Com os propósitos e metas bem delineadas, será possível definir as equipes, os colaboradores e os procedimentos que devem ser realizados para atingir os objetivos do negócio. Cabe ressaltar que as rotinas e as novas atividades também dependerão de uma análise da concorrência, assim como do momento do mercado e de outros fatores externos ao empreendimento.
Desse modo, o aumento do consumo em determinados períodos, a elevação dos custos com matérias-primas, entre outros elementos precisam ser considerados na hora de elaborar o planejamento estratégico do seu negócio. Por isso, é preciso sempre investigar as iniciativas que a concorrência vem empregando. Isso servirá também como um importante subsídio para descobrir onde você poderá melhorar aquela ação dentro da sua empresa.
Estude os pontos fortes e os pontos fracos do seu negócio
Com os estudados realizados e seus dados registrados, você estará apto a comparar sua empresa com as outras e verificar sua situação no mercado. Com isso, você conseguirá identificar com mais precisão os pontos fortes e fracos que sua companhia apresenta, além de avaliar os riscos iminentes, as ameaças, além das novas oportunidades de marketing e de ações estratégicas no mercado. Dessa forma, haverá material suficiente para definir o conjunto de práticas que serão adotadas no seu negócio daquele momento em diante.
Defina as novas estratégias e delegue
É chegado o momento de definir o plano de ação que será aplicado através da definição de novas estratégias para a companhia. Esse plano precisa ser determinado de acordo com a situação interna e externa com a qual você se deparou durante a pesquisa de mercado. Nesse sentido, os colaboradores precisam estar cientes das novas ideias, bem como estarem preparados para a implementação das estratégias, seguindo a agenda de iniciativas planejadas para cada etapa ou período.
Avalie, analise os resultados e reformule seu plano de ação
Na medida em que as estratégias vão sendo colocadas em prática, a empresa deve monitorar os resultados que estão sendo alcançados, assim como as novas configurações dos ambientes interno e externo. Isso deve ser feito com o intuito de estabelecer novos ajustes, caso sejam necessários.