22 de maio de 2014
Como motivar minha equipe? Confira 6 dicas essenciais.
A motivação é de extrema importância para uma equipe de vendas! Sem ela, por exemplo, a produtividade dos colaboradores será baixa, o envolvimento com a empresa será superficial e, consequentemente, os resultados tendem ao fracasso. No entanto, se a motivação da equipe está em alta, o sucesso nas vendas ficará muito mais próximo!
Contudo, se você se interessou pelos segredos da motivação, antes precisa estar ciente que, para que eles sejam aplicados, o gestor da área de vendas precisa obrigatoriamente ter perfil para liderar. Isso significa que, diferentemente do que acontecia há décadas atrás, o gerente comercial precisa ver sua equipe como aliada, composta por parceiros e companheiros e não por meros cumpridores de ordens. É através deste canal aberto de comunicação e relacionamento que as técnicas motivacionais passarão a funcionar. Por isso, para você que quer transformar sua equipe comercial em uma equipe de sucesso, temos 6 formas de mantê-la motivada. Confira:
Enxergue os colaboradores individualmente
O profissional de vendas não quer ser visto como “mais um” dentro da empresa, mas quer ser visto, reconhecido, valorizado e elogiado individualmente. Por isso, o gestor tem por obrigação saber quais são os pontos fortes e fracos de cada um dos seus colaboradores. Além disso, será de sua responsabilidade auxiliar na lapidação e disseminação dos pontos positivos e, ao mesmo tempo, ajudá-lo a se desenvolver nos pontos em que ainda possui falhas.
Critique sempre que necessário, mas também elogie.
Tão importante quanto criticar um colaborador em prol de seu crescimento, é fundamental elogiá-lo, reconhecendo e evidenciando suas conquistas individuais. Além de liderar motivando este profissional, você inspirará os demais colaboradores, que passarão a trabalhar com mais garra em prol daquele mesmo reconhecimento.
Não se esqueça dos feedbacks coletivos e individuais
Para que a equipe se sinta parte efetiva e importante na empresa, a comunicação precisa ser muito transparente. Dessa forma, criar reuniões periódicas entre os líderes e os colaboradores, onde serão passados feedbacks sobre os resultados, as expectativas e as frustrações serão de extrema importância para motivar sua equipe de vendas.
Vale ressaltar que essas reuniões não dispensam os feedbacks individuais que, inclusive, deve ser dados de forma mais aprofundada do que o coletivo, analisando pontos de melhoria, metas, acertos e erros de cada colaborador. E na hora dos puxões de orelha, lembre-se também de “elogiar em público e criticar em particular”. Isso dará à sua equipe de vendas mais confiança em você – e na sua forma de liderar.
Aposte em incentivos extras
A rotina pode gerar estagnação e, para impedir que isso aconteça, é importante incentivar os colaboradores. Por isso, a definição de metas vinculadas a bônus extras ou prêmios, fará toda a diferença. Além de envolver a equipe em prol daquele objetivo, isso gerará uma concorrência saudável entre os membros da equipe.
Vale dizer que os membros da equipe de vendas devem sonhar, afinal, é a busca pela realização de seus sonhos que os fará produzir e se desenvolverem cada vez mais. Portanto, dar condições para que os sonhos desses colaboradores se tornem realidade é uma ótima estratégia de motivação. Por isso, bônus como viagens, eletrônicos ou mesmo uma comissão mais rechonchuda serão ótimos incentivos aos vendedores.
Ofereça um ambiente agradável e propício ao desenvolvimento
Encontrar talentos, assim como formá-los, é uma tarefa difícil. Porém, manter um talento na empresa é uma tarefa infinitamente mais complexa. Vale ressaltar que o assédio de empresas concorrentes será absolutamente comum em caso de colaboradores realmente bons. Por isso, para conseguir mantê-los focados no seu negócio é importante que eles estejam felizes e realizados.
Cabe ressaltar que um profissional diferenciado só permanecerá em uma empresa se a mesma entregar a ele um ambiente confortável, promissor e desafiador. Por isso, não adianta só um aumento no salário ou o famoso “tapinha nas costas”, mas é preciso oferecer um plano de carreira convidativo, qualificação e ferramentas adequadas para seu trabalho.
Seja o espelho e tenha sua equipe ao seu lado!
Para a empresa, assim como para o líder, a maior vantagem será uma equipe integrada e lutadora! Por isso, o líder que seguir essas dicas conquistará a empatia, a admiração, o respeito e a confiança da equipe. Além disso, basta ser o exemplo que os seus colaboradores estão buscando. Dessa forma, a equipe estará ao seu lado, seguindo-o. Cabe dizer que um líder de verdade não tem funcionários, mas sim, seguidores!
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Contudo, se você se interessou pelos segredos da motivação, antes precisa estar ciente que, para que eles sejam aplicados, o gestor da área de vendas precisa obrigatoriamente ter perfil para liderar. Isso significa que, diferentemente do que acontecia há décadas atrás, o gerente comercial precisa ver sua equipe como aliada, composta por parceiros e companheiros e não por meros cumpridores de ordens. É através deste canal aberto de comunicação e relacionamento que as técnicas motivacionais passarão a funcionar. Por isso, para você que quer transformar sua equipe comercial em uma equipe de sucesso, temos 6 formas de mantê-la motivada. Confira:
Enxergue os colaboradores individualmente
O profissional de vendas não quer ser visto como “mais um” dentro da empresa, mas quer ser visto, reconhecido, valorizado e elogiado individualmente. Por isso, o gestor tem por obrigação saber quais são os pontos fortes e fracos de cada um dos seus colaboradores. Além disso, será de sua responsabilidade auxiliar na lapidação e disseminação dos pontos positivos e, ao mesmo tempo, ajudá-lo a se desenvolver nos pontos em que ainda possui falhas.
Critique sempre que necessário, mas também elogie.
Tão importante quanto criticar um colaborador em prol de seu crescimento, é fundamental elogiá-lo, reconhecendo e evidenciando suas conquistas individuais. Além de liderar motivando este profissional, você inspirará os demais colaboradores, que passarão a trabalhar com mais garra em prol daquele mesmo reconhecimento.
Não se esqueça dos feedbacks coletivos e individuais
Para que a equipe se sinta parte efetiva e importante na empresa, a comunicação precisa ser muito transparente. Dessa forma, criar reuniões periódicas entre os líderes e os colaboradores, onde serão passados feedbacks sobre os resultados, as expectativas e as frustrações serão de extrema importância para motivar sua equipe de vendas.
Vale ressaltar que essas reuniões não dispensam os feedbacks individuais que, inclusive, deve ser dados de forma mais aprofundada do que o coletivo, analisando pontos de melhoria, metas, acertos e erros de cada colaborador. E na hora dos puxões de orelha, lembre-se também de “elogiar em público e criticar em particular”. Isso dará à sua equipe de vendas mais confiança em você – e na sua forma de liderar.
Aposte em incentivos extras
A rotina pode gerar estagnação e, para impedir que isso aconteça, é importante incentivar os colaboradores. Por isso, a definição de metas vinculadas a bônus extras ou prêmios, fará toda a diferença. Além de envolver a equipe em prol daquele objetivo, isso gerará uma concorrência saudável entre os membros da equipe.
Vale dizer que os membros da equipe de vendas devem sonhar, afinal, é a busca pela realização de seus sonhos que os fará produzir e se desenvolverem cada vez mais. Portanto, dar condições para que os sonhos desses colaboradores se tornem realidade é uma ótima estratégia de motivação. Por isso, bônus como viagens, eletrônicos ou mesmo uma comissão mais rechonchuda serão ótimos incentivos aos vendedores.
Ofereça um ambiente agradável e propício ao desenvolvimento
Encontrar talentos, assim como formá-los, é uma tarefa difícil. Porém, manter um talento na empresa é uma tarefa infinitamente mais complexa. Vale ressaltar que o assédio de empresas concorrentes será absolutamente comum em caso de colaboradores realmente bons. Por isso, para conseguir mantê-los focados no seu negócio é importante que eles estejam felizes e realizados.
Cabe ressaltar que um profissional diferenciado só permanecerá em uma empresa se a mesma entregar a ele um ambiente confortável, promissor e desafiador. Por isso, não adianta só um aumento no salário ou o famoso “tapinha nas costas”, mas é preciso oferecer um plano de carreira convidativo, qualificação e ferramentas adequadas para seu trabalho.
Seja o espelho e tenha sua equipe ao seu lado!
Para a empresa, assim como para o líder, a maior vantagem será uma equipe integrada e lutadora! Por isso, o líder que seguir essas dicas conquistará a empatia, a admiração, o respeito e a confiança da equipe. Além disso, basta ser o exemplo que os seus colaboradores estão buscando. Dessa forma, a equipe estará ao seu lado, seguindo-o. Cabe dizer que um líder de verdade não tem funcionários, mas sim, seguidores!