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Plataforma de e-commerce B2B - O que é e como funciona? E-commerceb2b
5 de junho de 2017

Plataforma de e-commerce B2B - O que é e como funciona?

O que é e-commerce B2B?

B2B (Business to Business) é a sigla utilizada no comércio eletrônico para definir transações comerciais entre empresas. Em outras palavras, é um ambiente (Plataforma de E-Commerce) onde uma empresa (indústria, distribuidor, importador ou revenda) comercializa seus produtos para outras empresas.

Esta solução permite o controle específico de cada perfil (grupo) de representantes, na modelagem de catálogo – determinando quais produtos e valores estarão disponíveis –, e criação de políticas comerciais – com pedidos mínimo (quantidade e/ou valor), políticas de pagamento, dentre outros.

Precisamos nos adaptar à nova realidade do mercado digital, estamos diante de um mercado crescente, onde mais e mais pessoas compram e vendem online, ter um e-commerce não é mais um diferencial para sua empresa, ele deve ser parte ativa de seu negócio, tanto quanto sua equipe de vendas.

As principais ferramentas são:
  • Multi catálogo para produtos;
  • Frete avançado – transporte de maiores pesos e dimensões;
  • Acompanhamento de pedidos – pela área restrita;
  • Cadastro de diversos centros de distribuição;
  • Cadastro de grupos de representantes/revendedores, 
  • Cadastro de Políticas Comerciais para grupos de representantes/revendedores; entre outros.
A solução de vendas através do e-commerce B2B tem como principal objetivo, facilitar o crescimento de seu negócio: ampliando sua região de atuação (vendas online e através de representantes), diminuição de custos de venda (sua força de venda será ampliada com o uso de representantes) e atendimento a novos consumidores (seus representantes poderão atender clientes diferentes do seu foco de esforço de mídia).

Vamos listar alguns benefícios de usar o B2B:
  • Para o representante ou revendedor, ficou muito mais fácil de realizar seus pedidos, com uma ferramenta online 24h por dia, de qualquer lugar, através de computadores, tablets e smartphones;
  • Para o marketing, atingir novos públicos que eram desconhecidos deste tipo de venda;
  • Para logística, disponibilizar várias formas de entrega de diversos Centros de distribuições, que serão cadastrados e disponibilizados da forma mais fácil e rápida;
  • Para a empresa, além de aumentar a receita, será possível atingir públicos antes desconhecidos e impossibilitados de comprar desta forma. Os custos para a empresa ir atrás de um revendedor, não existirão mais.

Como Funciona:
Para que um representante possa acessar o sistema de e-commerce B2B é preciso que este realize um cadastro em sua loja, como um cliente, o representante entra em contato com a equipe da sua empresa, solicitando acesso à área de atacado, o cadastro do representante é aprovado por sua equipe e incluído em um grupo determinado de representantes, este acessa o endereço sualoja.com.br/atacadista e realiza as compras, conforme catálogo e política comercial do grupo que ele pertence.

Você poderá determinar na exibição do produto se este será disponibilizado para venda: somente na loja, somente nos catálogos (venda B2B) ou para ambos; desta forma é possível realizar a venda primeiro aos representantes de produtos que serão lançados, trabalhar com produtos com venda exclusiva online, dentre várias outras possibilidades de configurações que podem ser de interesse do seu e-commerce.

Tudo pensado para o seu maior controle, em uma plataforma focada no seu negócio, com clientes e representantes comprando de diferentes canais em um mesmo site.

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